logo RCN
LETRINHAS DO RDB

Nomes que o tempo corroe

  • arquivo RDB - Treinador Enio Vecchi entrevistado no Centreventos Cau Hansen

Da redação Roberto Dias Borba - 23/06/2023 - 7h41min - 

O técnico agrícola que saiu da cidade natal Tijucas para ser vereador e vice-prefeito (na gestão de Pedro Ivo) de Joinville e, depois, passou a deputado estadual, nunca imaginaria que uma das homenagens póstumas poderiam lhe causar maior corrosão de seu nome. Este é o tratamento que vem sendo dispensado a memória de Ivan Rodrigues desde 2009, quando o local foi literalmente abandonado. O ginásio de esportes da rua Max Colin é o retrato do abandono de uma obra pública e, ao mesmo tempo, de desrespeito a um homem público, que em suas ações, investido em cargos eletivos, mostrou-se interessado pelas causas do bem da comunidade. No final de 2022, um projeto prevê a restauração do parque esportivo.

Rua Vice-prefeito Ivan José Rodrigues, no bairro Aventureiro, e Centro Educacional Infantil Ivan José Rodrigues, no bairro Iririú, ambos na zona leste de Joinville, são homenagens póstumas que continuam sendo bem tratadas. Enquanto o Ginásio de Esportes Deputado Ivan Rodrigues, no bairro América, está em completo abandono. O local poderia ser ao menos limpo, pintado e preservado, mesmo que as dimensões da quadra não possam abrigar todos os esportes que antes ali faziam sua casa.

Nas poucas vezes que Ivan Rodrigues assumiu o cargo de prefeito, nas ausências do prefeito Pedro Ivo, lá está ele para explicar a imprensa sobre mudanças no trânsito que Joinville já exigia pelo ano de 1975. A imagem mostra, ao seu lado – em pé – o assessor de imprensa Apolinário Ternes. Apareço à sua esquerda, representando o Jornal de Joinville, enquanto à direita estão Ildo Campelo (rádio Cultura) e Herculano Vicenzi (A Notícia). Eram outros tempos, em que o prefeito tinha o cuidado de mostrar para a opinião pública as ações da Prefeitura. E a imprensa dispunha o tempo necessário para estas ocasiões com a finalidade de levar a informação para seu público.

Em outra imagem, na porta principal do ginásio, o prefeito Luiz Henrique da Silveira recepciona o secretário Júlio César, de Cultura, Esporte e Turismo, na ocasião que o governo do Estado acata a sugestão para o “ginásio da Max Colin” passar a ser o Ginásio de Esportes Deputado Ivan Rodrigues. Autoridades, familiares, e ainda este repórter escondido na última fila, participam da solenidade de homenagem póstuma.

As imagens de um local público para a prática do esporte sempre lotado com os grandes eventos. Esta é uma situação que ficou perdida no tempo. Não há como resgatar e manter viva esta chama. O torcedor que lotava o “ginásio da Max Colin” teve que se contentar com o saudosismo.

A Joinville do século 21 precisa ter o cuidado com o seu passado e seus antepassados para não correr o risco de perder uma cultura tradicional de preservação da memória. As pessoas que fizeram em benefício da comunidade precisam ser, ao menos, respeitadas.

Ivan Rodrigues, na condição de prefeito interino, reunido com a imprensa da cidade em 1975Foto: Phelippe José

- - - - - - - - - - -

Esta é uma das crônicas que fazem parte de uma futura publicação, que terá o nome de “Glória´s do Menino Jornalista”, uma coletânea com mais de 600 textos em que relato fatos marcantes de minha vida e a trajetória no jornalismo joinvilense e catarinense. Apoiadores e patrocinadores são bem vindos.

Aguardo seu contato para prestar mais detalhes, através do e-mail: rdbjoinville@gmail.com


Escola do Mar Anterior

Escola do Mar

Fim de jogo e a bola está na descendente Próximo

Fim de jogo e a bola está na descendente

Deixe seu comentário